top of page

A passagem da Fraternidade - Missões Humanitárias Internacionais por Porto Alegre

Verificando a necessidade de protocolos e procedimentos a serem seguidos em situações extremas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, a Fraternidade - Missões Humanitárias Internacionais buscou contribuir para lidar com as diferentes demandas emergentes da crise climática no RS e os impactos oriundos da maior enchente do RS. 


Durante a sua passagem pela capital gaúcha, a Fraternidade promoveu, em parceria com Green Thinking, Instituto Mari Johannpeter, ONG Bonanza e TECNOPUC, o Workshop Normas Humanitárias Internacionais e a palestra do Frei Luciano, diretor-geral da FMHI. 


Entre os dias 19, 20 e 21 de Junho de 2024, foi realizado o Workshop “Normas Humanitárias Internacionais Esfera” no Tecnopuc, que contou com 20 pessoas de diferentes áreas de estudo, como membros do Ministério Público, Cruz Vermelha e membros da Fraternidade. Nos primeiros momentos, fomos apresentados ao Manual Esfera e seus tópicos: “O que é Esfera?”, “Estrutura do Manual Esfera”, “A Carta Humanitária” e “Princípios de Proteção”. 


As Normas Mínimas mensuráveis descrevem o que é preciso alcançar em uma resposta humanitária para que as pessoas possam sobreviver e restabelecer suas vidas e meios de subsistência de modo a que seja respeitada sua voz e estimulada sua dignidade. As ações-chave, os indicadores-chave e as notas de orientação fornecem os meios para aplicar essas normas em diversos contextos. Os capítulos estão todos ligados e se complementam uns aos outros.


A metodologia participativa enfatizou o engajamento dos participantes, trazendo debates relevantes sobre a atuação e vivências relacionadas às enchentes do mês de maio. Nos 3 dias de evento, a Fraternidade trabalhou as Normas Humanitárias Essenciais, além de explorar os capítulos técnicos sobre Alojamento, Assentamento, WASH (saneamento básico), Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde. Usando de dinâmicas em grupo, os capítulos do manual foram apresentados a partir dos entendimentos dos participantes do evento.


No dia 25 de junho, tivemos a honra de receber o Frei Luciano (Gestor Geral da FMHI) em um evento especial dedicado a discutir os princípios fundamentais a serem considerados em situações de emergência. Com um enfoque que vai além da assistência imediata, o encontro visou explorar soluções duradouras que possam promover uma recuperação sustentável e resiliente.

Durante a sessão, Frei Luciano compartilhou sua vasta experiência e sabedoria, abordando desde a resposta inicial a desastres até estratégias a longo prazo para a reconstrução e o fortalecimento das comunidades afetadas. Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade para reflexões profundas e troca de conhecimentos sobre como melhor apoiar aqueles em necessidade e construir um futuro mais seguro e justo.



O evento contou com uma plateia muito diversa e atenta às questões que foram abordadas na palestra, tivemos as mais variadas perguntas sobre temas de extrema relevância para a discussão, perguntas que foram desde de como captar investimento para as ações solidárias até como agir em meio o caos que pode se instaura em situações de crise, com resposta que colocaram em teste todos os conhecimentos que nos foram passados no workshop dos dias 19, 20 e 21. 


Ainda falando da participação da plateia tivemos uma excelente troca de saberes e conhecimentos provenientes das experiências dos participantes, desde médicos até empresários, todos a fim de contribuir para a resolução de problemas causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.


Para nós do Green Thinking foi uma imensa honra receber a Fraternidade na nossa cidade (Porto Alegre), agregando conhecimentos em necessidades humanitárias em tempos extremos, o que nos possibilitou ter uma visão mais ampla de como agir em meio a crise e de como nos organizar. 



52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page