top of page

CEA Bom Jesus e Green Thinking assinam Termo de Cooperação Técnica


O Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus, que tem como missão gerar e promover desenvolvimento socioambiental para a comunidade da Bom Jesus, e o Green Thinking - startup de Educação para a Sustentabilidade do TECNOPUC, assinaram um Termo de  Cooperação Técnica para o desenvolvimento de tecnologias, projetos e pesquisas relacionadas com Educação Ambiental, Economia Circular e Resíduos Sólidos. 


A parceria tem o objetivo de aproximar o Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus e a Unidade de Triagem da Vila Pinto - uma das 17 UT's cadastradas no DMLU - com o Laboratório Resíduo Zero Porto Alegre, no TECNOPUC, além de integrar boas práticas em ambas localidades, realizando um intercâmbio cultural. 


O Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus foi criado em 1996 pela Marli Medeiros, liderança comunitária, ativista ambiental, condecorada com diversos prêmios no Brasil e no mundo, uma grande inspiração para todas as pessoas, especialmente às que trabalham na área ambiental. Hoje, o Centro é administrado pelas filhas e pelos netos da dona Marli, que seguem perpetuando o legado deixado por essa liderança inspiradora.


Lá, mais de 300 crianças são atendidas no contraturno escolar, com os projetos desenvolvidos por lá. Conta com biblioteca, refeitório com capacidade para 100 crianças, sala de cinema com poltronas doadas de antigos cinemas da cidade, quadra poliesportiva, parque infantil, brechó, sala de informática com acesso à internet, aulas jiu-jitsu, aulas de música, estufa com horta comunitária, dentre outras iniciativas incríveis que contribuem para o desenvolvimento da comunidade local. 


Além disso, conta com o Centro de Triagem da Vila Pinto, que beneficia diretamente a vida de mais de 60 famílias, sendo a maioria mulheres que trabalham na Unidade de Triagem. A UT da Vila Pinto é uma das Unidades que se destacam em Porto Alegre pelo serviço de recebimento, segregação, encaminhamento e beneficiamento de resíduos sólidos, além da educação ambiental. 


Levar boas práticas que ocorrem no CEA para o Laboratório Resíduo Zero POA  e para o TECNOPUC pode contribuir para o aumento da taxa de reciclagem do bairro Partenon, consequentemente para a cidade, e essa conexão ainda permite a inclusão digital de pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade dentro de um parque científico e tecnológico referência no país e no mundo. 


Foto da Visita Técnica na Semana Lixo Zero POA 2023

Estamos empolgados com a formalização dessa parceria que já vem de longa data, e tem sido um grande aprendizado. Agradecemos o acolhimento e a troca com a família Medeiros e o CEA Bom Jesus, vocês nos inspiram muito! 


Aguardem as cenas do próximo capítulo <3 


Seguimos polinizando por aí.  Confirma mais sobre o trabalho do CEA pelo site: https://www.ceabomjesus.org.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page