top of page
Foto do escritorLucas Fontes

Limpeza Solidária - a força do voluntariado para limpar Porto Alegre

Atualizado: 3 de jun. de 2024

Voluntários integram grupo de articulação do projeto Limpeza Solidária, apresentado pelo Pacto Alegre dentro do Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente como resposta aos eventos climáticos extremos no RS. 


Após inundações e enchentes de grande magnitude impactarem diretamente Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, o Pacto Alegre, dentro do contexto da Aliança para a Inovação de Porto Alegre - que reúne as universidades UFRGS, PUCRS e Unisinos, lança o Desafio Extraordinário "Porto Alegre Resiliente" com 05 (cinco) projetos para realizar o enfrentamento e superação desta crise, dos quais quatro já estão operando, com comitês instalados no TECNOPUC.  


Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente


Projeto de Emergência Climática e Ambiental RS: Esse projeto de longo prazo deverá prever um monitoramento de dados naturais contínuos, conjugado com um sistema de alertas. 


Projeto Abrigos e Habitação: Atuação articulada com a PMPA na organização e atuação da Central de Abrigos de Porto Alegre, agindo efetivamente nas áreas de gestão da informação.


Projeto Comunicação Resiliente: Desenvolvimento de plano de comunicação para gerenciamento da situação a curto, médio e longo prazo, que foque em informar, orientar e trazer uma visão de futuro que permita a retomada da cidade, busque evitar a evasão de cidadãos e investimentos e, consecutivamente, melhore a autoestima dos porto-alegrenses após o período crítico das enchentes.


Projeto Hospital Veterinário de Campanha (HVC): Instalação de um Hospital Veterinário de Campanha (HVC), destinado a atender animais atingidos pela tragédia ambiental. 




Projeto Limpeza Solidária


Visa à limpeza de residências e espaços públicos afetados na cidade, com a colaboração de diferentes setores da sociedade. Tem o foco na captação e no treinamento de voluntários, feita por hotsite e formulário específicos de ampla divulgação. Os voluntários passarão por treinamentos técnicos, oferecidos por empresas especializadas em limpezas pesadas, para maior eficácia dos trabalhos, e treinamentos para suporte socioemocional, ofertados por profissionais especializados, para prepará-los para os desafios encontrados em campo.


Já está atuando nas primeiras regiões liberadas pela prefeitura: Menino Deus e Cidade Baixa, articulando voluntários e plataformas de software como “Meu lar de volta”, e organizações como Green Thinking, Cluster Ecoar UFRGS, Crisis Cleanup, Arco, Trashin, Igapó, Apoena, 4 Hábitos para mudar o mundo, entre outros. A central de trabalho deste grupo de Limpeza Solidária está localizada junto ao seu comitê no Tecnopuc. 


Nas primeiras semanas, voluntários que atuam com a temática iniciaram pesquisas sobre métodos e formas de realizarem a limpeza, também observando os resíduos sólidos oriundos dessas atividades. Equipes de voluntários estão sendo capacitadas para ingressarem nas residências para contribuir com o processo de limpeza. 


Nos estudos foram considerados fatores como equipamentos adequados para realizar a limpeza, como lidar com os proprietários no momento da limpeza, como separar adequadamente os resíduos sólidos durante a limpeza, além de informações necessárias para a atividade. 


Objetivo: Apoiar a limpeza de residências e espaços públicos afetados na cidade, com a colaboração de diferentes setores da sociedade.


Estratégias:

  • Captação de recursos materiais, financeiros, equipamentos

  • Capacitação de voluntários

  • Uso de tecnologias digitais e sociais

  • Parcerias

  • Experiência em ambientes e aprendizagem em curtos espaços de tempo


Para mais informações, cadastramento de voluntários, acesse o site abaixo:


Fotos das limpezas realizadas pelo time.


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page