Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, foi realizada na sede da Unisinos Porto Alegre, a reunião de kick off (ponta-pé inicial) do macrodesafio POA Sem Lixo, recentemente aprovado na 8ª reunião da mesa do Pacto Alegre.
Foto oficial do Kick Off do Projeto POA SEM LIXO
O Pacto Alegre tem o papel de articular e promover a conexão entre o poder público, a esfera privada, as universidades e a sociedade civil, para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas da cidade.
Ao longo de mais de 5 anos, já entregou 9 projetos, dentre os quais se destacam o Instituto Caldeira, a Marca de Poa, o MBA Ecossistemas de Inovação (UFRGS, PUCRS e Unisinos) e Rotas de Poa - Rota Cervejeira.
Para esse novo desafio, espera-se engajar entidades e articular ações para promover avanços significativos na circularidade, eliminação/minimização do lixo (resíduo sólido) e redução/aproveitamento de resíduos sólidos na cidade de Porto Alegre.
Conta com a orquestração do Cluster Ecoar (Escola de Engenharia - UFRGS) e do Green Thinking (Laboratório Resíduo Zero - TECNOPUC), e haverão diversas reuniões para a co-criação do plano de intervenções do projeto.
Na reunião inicial, teve uma fala de boas-vindas do gestor de projeto do Pacto Alegre, Leonardo Gonçalves, seguida das explanações do Lucas Fontes - Green Thinking e da Istefani De Paula - Cluster Ecoar.
Lucas Fontes - Green Thinking apresentando as suas intervenções para o projeto POA SEM LIXO
Como ponto de partida, o projeto tem 3 pilares, que serão validados, mas já norteiam o inicio do trabalho:
Desenvolver um comportamento sustentável na população, entendendo quais iniciativas existentes têm sinergia com o projeto;
Promover e fomentar infraestrutura para pontos de coleta;
Estruturação e envolvimento das cooperativas e associações de reciclagem na gestão dos resíduos sólidos da cidade.
Istefani De Paula - Cluster Ecoar e as suas intervenções em rastreabilidade de embalagens plásticas
No segundo momento, foi realizada uma roda de apresentações e de brainstorming (tempestade de ideias) para compor o projeto. Representantes de diversas áreas sociais estiveram presentes, mostrando a pluralidade das partes interessadas em resíduos sólidos na cidade.
Agradecemos a confiança e a presença <3 é uma longa jornada!
Se você ou a sua organização tem interesse de participar desse construção coletiva, preencha o formulário abaixo (aponte a sua câmera para o QR Code) e participe das reuniões do Pacto Alegre.
Comments