top of page

Mais de 65.000 pessoas diretamente impactadas pela Semana Lixo Zero POA 2023.

Foram 52 ações cadastradas na Semana Lixo Zero POA entre atividades físicas, híbridas e onlines.


Embaixadoras Lixo Zero Mobila Peres e Karla Wildner em ação da SLZPOA2023 na Feira Auxiliadora com dinâmica do ODS.


A 9ª edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre (SLZ POA) aconteceu entre os dias 20 e 28 de outubro apresentando uma programação repleta de atividades gratuitas para a população e teve como tema "Porto Alegre Sem Lixo"


A realização da Semana é do Coletivo Lixo Zero POA, através do Laboratório Resíduo Zero Porto Alegre, e a mobilização das atividades é promovida pelo Green Thinking Project.


A Associação de Logística Reversa de Embalagens como patrocinador diamante, a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável como patrocinador ouro, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico RS como patrocinador prata, e o Colégio Anglo Porto Alegre como patrocinador bronze. 


Apoio de TECNOPUC, Centro de Educação Ambiental da Bom Jesus, SESC Protásio Alves, Pacto Alegre, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Plano de Logística Sustentável, Prefeitura de Porto Alegre, Ecoreal e Embapel. 


Promover o Conceito Lixo Zero atráves da mobilização e organização da Semana Lixo Zero está diretamente impactando nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs)

  • Objetivo 04: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos; 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; 12.6 Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos; 13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável; 17.14 Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável, 17.17 Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias


Foram 52 ações cadastradas na Semana Lixo Zero POA entre atividades físicas, híbridas e on-lines. Contou com mais de 10.000 pessoas participando das atividades e impactou diretamente mais de 65.000 pessoas.

Desde 2021 integrando o calendário oficial de Porto Alegre, foi a terceira edição em conjunto com o município através do @dmlupoa Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

Agradecemos todas as pessoas que participaram e se mobilizaram com a Semana Lixo Zero POA, especialmente patrocinadores, apoiadores e voluntários que deram corpo e alma para a semana.

Foram 15 voluntários que contribuíram para a realização da Semana Lixo Zero POA 2023 sendo eles: Constance Oderich, Yuri Silva, Lucas Fontes, Tieli Jaques, Walkiria Finger, Luciana do Carmo, Mobila Peres, Bruna Becker, Miguel Veleda, Paula Moletta, Karla Wildner, Cristiane Maiato, ítalo Sabino, Lisieux Almeida e Luiza Chamis.

Durante a 4ª Edição da EcoFeira, tivemos 15 expositores sustentáveis e mais de 350 kg de resíduos sólidos recolhidos, entre eles roupas íntimas, tetra pak, pet, embalagens plásticas, medicamentos, guarda-chuvas, pilhas e baterias.


Time da Semana Lixo Zero Porto Alegre 2023 na EcoFeira: Lucas Fontes, Karen Campos, Yuri Silva, Bruna Becker, Karla Wildner, Cris Maiato, Paula Moletta e Luiza Chamis


  • Durante a ação de drive-thru, promovida pelo DMLU, foram recolhidos mais de 5.000 kg (5 toneladas) de resíduos eletrônicos. 

  • Evitamos a utilização de 2.642 copos plásticos ao longo da Semana Lixo Zero Porto Alegre

  • Foram 45 publicações nas redes sociais @lixozeropoa e @greenthinkingproject sobre a Semana Lixo Zero POA 2023, tendo um alcance de 56.116 pessoas. 

  • Tivemos 21 inserções na imprensa, entre reportagens de vídeo, reportagens impressas em jornais e revistas, reportagens em rádio e gravações ao vivo.


Como próximos passos, aconteceu a aprovação do projeto Porto Alegre Sem Lixo, pela mesa do Pacto Alegre, e outras intervenções na cidade, tais quais:

  • Laboratório Resíduo Zero Porto Alegre

  • Semana Lixo Zero Porto Alegre 2024

  • Manual da Semana Lixo Zero

  • Organizações Lixo Zero (Hospital Ernesto Dorneles - Programa Rumo ao Lixo Zero)

  • Calendário Ambiental 

  • Políticas Públicas (Lei 12.849/2021)


Matérias da Semana Lixo Zero Porto Alegre 2023.


















75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page